quinta-feira, 16 de julho de 2020

Os impactos das inovações tecnológicas na educação e na precarização do trabalho em geral e do trabalho docente no contexto pandêmico


No dia 7 de julho de 2020 tive a oportunidade de participar de uma live com Ricardo Antunes, com a mediação de John Mateus Barbosa, em que debatemos as questões referentes à precarização do trabalho no contexto da Pandemia de COVID-19. Nesse debate, considerei os seguintes elementos principais:

1.                A precarização do trabalho em geral, considerando a tendência anterior à pandemia e o que a pandemia vem exacerbar, sobretudo as questões relacionadas aos impactos das inovações tecnológicas;
2.                As demandas da precarização do trabalho em geral para a educação, em relação principalmente às demandas de guarda e controle de crianças e jovens, mas também em relação às demandas de formação para a lógica do mercado de trabalho e para a contenção de uma potencial revolta social frente ao desemprego estrutural;


3.                A precarização do trabalho docente (e dos trabalhadores da educação  em geral), considerando a tendência anterior à pandemia e o que a pandemia vem exacerbar, sobretudo as questões relacionadas às inovações tecnológicas.

O debate pode ser conferido logo abaixo ou a partir do link para o Canal do Movimento PPGE/UFPE na luta (Clique aqui), grupo de estudantes que organizou essa e outras atividades que vêm debatendo temas cruciais para a educação em tempos de pandemia.




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