2023
MORAIS, Edima; SILVA, Jamerson Antonio de Almeida da. (2023). Disputa de hegemonia na política para o ensino médio em Pernambuco: as lutas e a resistência docente. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, 15(2), 135-157. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.55042
SILVA, Katharine Ninive Pinto (2023). Trabalho Docente sob Fogo Cruzado, no Labirinto do Capital e no Contexto da Pandemia [Jonas Emanuel Pinto Magalhães e Orgs] . Revista Trabalho Necessário, 21(44), 01-05. https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57333
2022
SANTOS, Sayarah Carol Mesquita dos; SILVA, Katharine Ninive Pinto. Juventudes precarizadas e a contrarreforma do Ensino Médio: a educação da classe trabalhadora no capitalismo flexível. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, 14(1), p. 517-535, 2022.
SILVA, Jamerson Antonio de Almeida da. (2022). Modernização neoliberal e ampliação da jornada escolar em Pernambuco, Nordeste do Brasil. Reflexão E Ação, 30(3), 185-199. Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/16407
SILVA, Katharine Ninive Pinto. Novo Ensino Médio no contexto das reformas neoliberais brasileiras. Revista Lex Cult, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 131-141, jan./ abr., 2022.
2021
ARAÚJO, Micilane Pereira de; SILVA, Jamerson Antonio de Almeida da. Os programas suplementares do FNDE voltados à ampliação da jornada nas escolas: uma análise da crescente apropriação da racionalidade privatista no currículo do ensino médio em tempo integral. Horizontes, 39(1), 2021.
COSTA, Marcone Felix; TEIXEIRA, Pedro Henrique de Melo. O impacto subjetivo da pressão psicológica institucional no cotidiano de professoras-mães durante o isolamento social. Inter-Ação. Goiânia, v. 46, n. 1, p. 47-62, jan./mar/, 2021.
ESTEVÃO, Larissa dos Santos. Atuais Reformas Educacionais para o Ensino Médio no Brasil. Revista Internacional Educon. Vol. 2, n. 1, e20011024, jan./ mar., 2021.
LIMA, Thamyrys Fernanda Cândido de; SILVA, Katharine Ninive Pinto. Ensino Médio Integral e Trabalho Docente: a produção científica em repositórios institucionais Reflexão e Ação, v. 29, n. 3, p. 10-25, 2021.
SILVA, Carlos Eduardo Correia da; SILVA, Katharine Ninive Pinto. A Política de Assistência Estudantil do IFPE: conhecendo os Programas e a definição orçamentária no Campus Pesqueira. Revista de Gestão e Avaliação Educacional - Segae, Santa Maria, v. 10, n. 19, e48536, p. 1-16, 2021.
SILVA, Jamerson Antonio de Almeida da. Reforma do Ensino Médio em Pernambuco: a nova face da Modernização-Conservadora Neoliberal. Revista Trabalho Necessário, v. 19, n. 39, p. 82-105, maio/ago, 2021.
TEIXEIRA, Pedro Henrique de Melo; SANTOS, Maria Lucivânia Souza dos; SILVA, Katharine Ninive Pinto. Educação Integral e Trabalho Docente no Ensino Médio de Pernambuco. Revista Educere et Educare, v. 16, n. 40, Ahead of Print, p. 531-548, set./dez. 2021.
2020
BARBOSA, Emanuelle de Souza; SILVA, Katharine Ninive Pinto; LIMA, Thamyrys Fernanda Cândido de. Trabalho Pedagógico em Escolas Estaduais de Pernambuco: inovações tecnológicas e monitoramento do cotidiano escolar. Revista Educação, Cultura e Sociedade, Sinop/ MT/ Brasil, v. 10, n. 3, p. 423-439, Ed. Especial, 2020.
2019
BARBOSA, John Mateus. O "flexível" Ensino Médio do Governo Temer (Lei nº 13.415/2017): hegemonia financeira e a inflexível formação da/ para espoliação. Educação em Debate, Fortaleza, ano 41, nº 79, maio/ago, 2019.
ESTEVÃO, Larissa dos Santos; SILVA, Katharine Ninive Pinto. Caracterização das Políticas Educacionais no Brasil a partir da sistematização do Estado da Arte. Revista e-Mosaicos, v. 8, n. 19, setembro-dezembro de 2019.
LIMA, Everaldo José da Silva; SILVA, Jamerson Antonio de Almeida da. Analisando as concepções Trabalho e Formação Docente dos Governos Lula e Dilma através do PIBID. Revista Administração Educacional - CE - UFPE, Recife-PE, v. 10, n. 1, p. 4-20, jan/jun, 2019.
SANTOS, Maria Lucivânia Souza dos; SILVA, Katharine Ninive Pinto. Estado da arte sobre a Educação Integral em Redes Municipais de Ensino no Brasil (2007-2017). InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS, v. 25, n. 50 (2019): Dossiê: Educação e(m)/ de tempo integral: concepções e modos de organização, p. 139-160, jul/ dez, 2019.
SANTOS, Maria Lucivânia Souza dos; SILVA, Katharine Ninive Pinto. O Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE) e qualidade da Educação Básica. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 309-334, jan./abr., 2019.
SILVA, Jamerson Antonio de Almeida da; SILVA, Katharine Ninive Pinto. O Programa de Educação Integral no Ensino Médio Regular em Pernambuco e suas utilizações. Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 24, n. 41, p. 185-201, maio/ago, 2019.
SILVA, Katharine Ninive Pinto; SANTOS, Maria Lucivânia Souza dos. Avaliações em larga escala e Educação Integral no Ensino Médio. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 1312-1331, jul/set, 2019.
PEREIRA, Pamela Ranielle da Silva; SILVA, Katharine Ninive Pinto. Trabalho Docente e Ensino de Química no Ensino Médio Integral. Educação: Teoria e Prática. Rio Claro, SP, v. 29, n. 61, p. 404-421, maio-agosto, 2019.
2018
LEITE, Dayseellen Gualberto; SILVA, Katharine Ninive Pinto. Os desafios da oferta obrigatória da Educação Infantil em Redes de Ensino de Pernambuco. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente - SP, v. 29, n. 1, p. 4-21, jan/abr, 2018.
SILVA, Katharine Ninive Pinto. A Educação Integral no Ensino Médio Brasileiro - Proteção Integral ou Formação Humana? Cadernos GPOSSHE On-line, v. 1, n. 1, 2018.
SILVA, Katharine Ninive Pinto; RAMOS, Marise Nogueira. O Ensino Médio Integrado no Contexto da Avaliação por Resultados. Educação e Sociedade. Campinas, v. 39, n. 144, p. 567-583, jul-set, 2018.
SILVA, Katharine Ninive Pinto. Ensino Médio Integrado e o conceito de Educação Unitária de Gramsci. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate. Salvador, v. 10, n. 1, p. 299-307, maio de 2018.
SILVA, Tatianne Amanda Bezerra da; SILVA, Jamerson Antonio de Almeida da. O enlace entre educação e desenvolvimento regional no processo de interiorização da Universidade Federal de Pernambuco. Temporalis, Brasília (DF), ano 18, n. 35, jan./jun, 2018.
2017
2016
2015
2014
SILVA, Jamerson Antonio de Almeida; SILVA, Katharine Ninive Pinto. Analisando a concepção de educação integral do Governo Lula/Dilma atravésdo Programa Mais Educação. In: Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 30, n. 01, p. 95-126, mar, 2014.
2013
SILVA, Jamerson Antonio de Almeida; SILVA, Katharine Ninive Pinto. A hegemonia às avessas no Programa Mais Educação. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 94, n. 238, p. 701-720, set/dez, 2013.
Link para as minhas publicações no Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=IpbBqMQAAAAJ&cstart=0&pagesize=20
Link para as minhas publicações no site Academia. Edu: https://glo.academia.edu/KatharineNinivePintoSilva
NASCIMENTO, Thamyrys Fernanda Cândido de Lima; SILVA, Katharine Ninive Pinto. A Hegemonia das avaliações externas e a noção de qualidade que permeia a política de educação integral do Estado de Pernambuco. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 9, n. 2, p. 306-321, 2020.
SANTOS, Sayarah Carol Mesquita dos; SILVA, Katharine Ninive Pinto. A dualidade educacional no Ensino Médio Brasileiro (2004-2018). Revista Brasileira de Ensino Médio, v. 3, p. 45-59, 2020.
Rev
.
Bra
.
Ens
.
Médio
(
20
20
)
,
v
ol.
3
,
45
-
59
Rev
.
Bra
.
Ens
.
Médio
(
20
2,
BARBOSA, John Mateus. O "flexível" Ensino Médio do Governo Temer (Lei nº 13.415/2017): hegemonia financeira e a inflexível formação da/ para espoliação. Educação em Debate, Fortaleza, ano 41, nº 79, maio/ago, 2019.
ESTEVÃO, Larissa dos Santos; SILVA, Katharine Ninive Pinto. Caracterização das Políticas Educacionais no Brasil a partir da sistematização do Estado da Arte. Revista e-Mosaicos, v. 8, n. 19, setembro-dezembro de 2019.
LIMA, Everaldo José da Silva; SILVA, Jamerson Antonio de Almeida da. Analisando as concepções Trabalho e Formação Docente dos Governos Lula e Dilma através do PIBID. Revista Administração Educacional - CE - UFPE, Recife-PE, v. 10, n. 1, p. 4-20, jan/jun, 2019.
SANTOS, Maria Lucivânia Souza dos; SILVA, Katharine Ninive Pinto. Estado da arte sobre a Educação Integral em Redes Municipais de Ensino no Brasil (2007-2017). InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS, v. 25, n. 50 (2019): Dossiê: Educação e(m)/ de tempo integral: concepções e modos de organização, p. 139-160, jul/ dez, 2019.
SANTOS, Maria Lucivânia Souza dos; SILVA, Katharine Ninive Pinto. O Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE) e qualidade da Educação Básica. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 309-334, jan./abr., 2019.
SILVA, Katharine Ninive Pinto; SANTOS, Maria Lucivânia Souza dos. Avaliações em larga escala e Educação Integral no Ensino Médio. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 1312-1331, jul/set, 2019.
PEREIRA, Pamela Ranielle da Silva; SILVA, Katharine Ninive Pinto. Trabalho Docente e Ensino de Química no Ensino Médio Integral. Educação: Teoria e Prática. Rio Claro, SP, v. 29, n. 61, p. 404-421, maio-agosto, 2019.
2018
LEITE, Dayseellen Gualberto; SILVA, Katharine Ninive Pinto. Os desafios da oferta obrigatória da Educação Infantil em Redes de Ensino de Pernambuco. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente - SP, v. 29, n. 1, p. 4-21, jan/abr, 2018.
SILVA, Katharine Ninive Pinto. A Educação Integral no Ensino Médio Brasileiro - Proteção Integral ou Formação Humana? Cadernos GPOSSHE On-line, v. 1, n. 1, 2018.
SILVA, Katharine Ninive Pinto; RAMOS, Marise Nogueira. O Ensino Médio Integrado no Contexto da Avaliação por Resultados. Educação e Sociedade. Campinas, v. 39, n. 144, p. 567-583, jul-set, 2018.
SILVA, Katharine Ninive Pinto. Ensino Médio Integrado e o conceito de Educação Unitária de Gramsci. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate. Salvador, v. 10, n. 1, p. 299-307, maio de 2018.
SILVA, Tatianne Amanda Bezerra da; SILVA, Jamerson Antonio de Almeida da. O enlace entre educação e desenvolvimento regional no processo de interiorização da Universidade Federal de Pernambuco. Temporalis, Brasília (DF), ano 18, n. 35, jan./jun, 2018.
2017
HOLANDA, Eriwelton Antonio; SILVA, Katharine Ninive Pinto. Escolas de tempo integral do Estado de Pernambuco - uma análise do cumprimento do objetivo de melhora da qualidade do ensino médio e qualificação profissional dos estudantes. In: Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica. Recife, p. 276-283, v. 3, n. 1, 2017.
SILVA, Katharine Ninive Pinto; SILVA, Jamerson Antonio de Almeida da. Trabalho Docente e Educação Integrada nas Escolas TécnicasEstaduais de Pernambuco. In: Educar em Revista. Curitiba, Brasil, v. 33, n. 65, p. 237-247, jul/set, 2017.
SILVA, Katharine Ninive Pinto; SILVA, Jamerson Antonio de Almeida da. Trabalho Docente e Educação Integrada nas Escolas TécnicasEstaduais de Pernambuco. In: Educar em Revista. Curitiba, Brasil, v. 33, n. 65, p. 237-247, jul/set, 2017.
2016
SILVA, Katharine Ninive Pinto; SILVA, Jamerson Antonio deAlmeida da. Política de Avaliação e Programa de Educação Integral no Ensino Médio da Rede Estadual de Pernambuco: os limites da centralidade da avaliação nas políticaseducaciconais. In: Práxis Educativa. Ponta Grossa, p. 736-756, v. 11, n. 3, set/dez, 2016.
2015
SANTOS, Maria Lucivânia Souza dos; SILVA, Katharine Ninive Pinto; SILVA, Vanessa Cardoso da. Trabalho docente e ampliação da jornada escolar no ensino médio – intensificação em escolas de referência da redeestadual de Pernambuco. In: Revista on
line de Política e Gestão Educacional. n. 18, p. 45-65, 2015.
2014
SILVA, Jamerson Antonio de Almeida; SILVA, Katharine Ninive Pinto. Analisando a concepção de educação integral do Governo Lula/Dilma atravésdo Programa Mais Educação. In: Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 30, n. 01, p. 95-126, mar, 2014.
SILVA, Katharine Ninive Pinto; SILVA, Jamerson Antonio deAlmeida da. Accountability e intensificação do trabalho docente no Ensino MédioIntegral de Pernambuco. Práxis Educativa,
Ponta Grossa, v. 9, n. 1, p. 117-140, jan/jun, 2014.
2013
SILVA, Jamerson Antonio de Almeida; SILVA, Katharine Ninive Pinto. A hegemonia às avessas no Programa Mais Educação. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 94, n. 238, p. 701-720, set/dez, 2013.
SILVA, Katharine Ninive Pinto; SILVA, Jamerson Antonio de Almeida da. As políticas sociais e a “nova estratégia” de educação integral no Brasil. Série Estudos – Periódico do
Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB. Campo Grande – MS, n. 36, p.
109-128, jul/dez, 2013.
SILVA, Jamerson Antonio de Almeida da; SILVA, Katharine Ninive Pinto. Educação Integral, Intercultural e Sistêmica: “aHegemonia às Avessas” no Programa Mais Educação. Germinal – Marxismo e educação em debate. Salvador, v. 5, n. 1, p.
135-145, jun, 2013.
SILVA, Katharine Ninive Pinto. Formação de Trabalhadores em Lazer: por uma educação no e para o tempo livre. In: Currículos sem Fronteiras, v. 13, n, 1, p. 62-85, jan/abr, 2013.
Link para as minhas publicações no Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=IpbBqMQAAAAJ&cstart=0&pagesize=20
Link para as minhas publicações no site Academia. Edu: https://glo.academia.edu/KatharineNinivePintoSilva
Nenhum comentário:
Postar um comentário