O livro Desafios da política educaional para o Ensino Mèdio e para a qualificação profissional no Brasil (Clique aqui) trata da temática da
política educacional para o Ensino
Médio e para
a qualificação profissional
no Brasil, dando ênfase aos
paradigmas políticos, econômicos,
sociais e históricos
na atualidade. Dessa forma, o material possui
relevância não só
para a comunidade
acadêmica, mas também
para todas as
pessoas interessadas nos
assuntos educacionais. Aqui o leitor
encontrará resultados parciais de
dissertações e teses, concluídas ou em andamento, vinculadas ao Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal de Pernambuco
(PPGEdu/UFPE), bem
como atualizações desses
resultados obtidos ao longo do desenvolvimento do projeto de pesquisa
Intitulado “O novo Ensino Médio na rede federal
de educação profissional,
científica e tecnológica
e nas escolas técnicas estaduais dos estados do
Ceará, Pará e Pernambuco: desafios
para o trabalho
docente e para
a formação da
juventude”, realizado com
financiamento através da
Chamada CNPq/MCTI/FNDCT nº 18/2021 – Faixa B – Grupos
Consolidados.
O primeiro capítulo, “Continuidades e descontinuidades
da dualidade do Ensino Médio brasileiro nas últimas quatro décadas”, foi escrito
como resultado de desdobramento da dissertação de mestrado defendida por Sayarah
Carol Mesquita dos
Santos (bolsista Facepe)
e orientada por
Katharine Ninive Pinto
Silva. Este capítulo apresenta o
chamado “Novo Ensino Médio” e as características duais na formação dos
estudantes as quais
já existiam no
modelo anterior, de modo que elas permanecem e, em alguns casos, são até
mesmo aprofundadas.
O segundo capítulo, “Pontos de tensão na política
para o Ensino Médio em Pernambuco: interferência
nas ações e estratégias docentes na disputa de hegemonia”, foi escrito como
resultado da tese de doutorado de Edima Verônica de
Morais, com orientação de Jamerson
Antonio de Almeida
da Silva. Neste capítulo, os autores pesquisam a
organização e atuação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco
(Sintepe) nas definições da política do Ensino Médio da rede estadual de ensino.
O terceiro capítulo, “Programa de Modernização da Gestão
e interferência do sistema de responsabilização no Ensino Médio de Pernambuco”,
foi escrito como parte de dissertação de mestrado em andamento de Hugo Felipe
Tavares Ramos (bolsista Facepe), orientado por Katharine Ninive Pinto
Silva. Nesse capítulo, os autores problematizam
como a política de Ensino Médio da rede estadual de ensino de Pernambuco vem
sendo gerida através de uma política baseada em resultados.
O quarto capítulo, “O Sebrae
como aparelho hegemônico
de propagação do ideário do empreendedorismo em escolas de Pernambuco”,
foi escrito como parte de tese de doutorado em andamento de Leandro de Fontes
Barbosa. Neste capítulo, o autor
problematiza a influência do Sebrae na definição da política para
qualificação profissional no contexto do Ensino Médio da rede estadual
de ensino de Pernambuco, com ênfase no empreendedorismo.
O quinto capítulo, “A precarização do trabalho como
regra: algumas reflexões sobre trabalho
e adoecimento docente”, é resultado de tese
de doutorado em
andamento de Thamyrys
Fernanda Cândido de Lima
(bolsista Facepe) e de tese de doutorado concluída, orientadas por Katharine
Ninive Pinto Silva. Neste capítulo, as autoras problematizam os efeitos da
gestão escolar que visa a resultados no Ensino Médio da rede estadual de
Pernambuco, identificando o sofrimento psíquico e adoecimento dos docentes.
O sexto e último capítulo, “Caminhos e descaminhos da política de educação e qualificação profissional para as pessoas privadas de liberdade no capitalismo”, é resultado de dissertação de mestrado em andamento de Patrícia Tavares de Araújo, com orientação de Katharine Ninive Pinto Silva. Neste capítulo, as autoras problematizam a política de qualificação profissional das pessoas privadas de liberdade no Brasil, considerando os desafios educacionais neste processo.
Dessa forma, é uma obra que contribui para o aprofundamento das reflexões sobre a política educacional para o Ensino Médio e para a qualificação profissional no Brasil, sobretudo considerando o contexto atual de implementação do chamado Novo Ensino Médio, que se apresenta através de uma perspectiva ideológica da empregabilidade e do empreendedorismo, em um contexto de desemprego estrutural.
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