terça-feira, 26 de maio de 2020

Precisamos refletir sobre a educação brasileira durante a pandemia de COVID-19

Recife/PE, Brasil
26 de maio de 2020



No debate da área de Educação na atualidade, nos deparamos com duas posições bem diferentes: uma delas, que vem sendo assumida pelos gestores e seus apoiadores, vem considerando que a Pandemia cria um "novo normal" e serve para abrir "novas possibilidades" para a implementação de um projeto para a educação que já vinha sendo gestado no âmbito empresarial, como forma de disputa do fundo público e, por outro lado, a posição daqueles que buscam combater o processo de aprofundamento das desigualdades sociais que estão sendo vivenciadas no momento, na área educacional. Sobretudo quando não há "novo normal", visto que as desigualdades sociais se revelam em termos de taxas de mortalidade desiguais. A aparente democracia do vírus, em termos de possibilidades de contágio, não se concretiza, de fato, nas vítimas graves da doença, muito maior entre os mais pobres.

Diante dessa questão, o Grupo GESTOR - Pesquisa em Educação e Políticas do Tempo Livre (UFPE) elaborou, a partir de um amplo debate entre professores e estudantes da Pós-Graduação e da Graduação e Professores que atuam na Educação Básica, uma importante reflexão sobre a educação brasileira no contexto da Pandemia e as principais questões que precisamos enfrentar nas nossas ações.  O texto "Notas sobre as contrarreformas empresariais da Educação no contexto da Pandemia COVID-19: o "choque"da educação a distância" foi publicado inicialmente no Blog Política Educacional em Debate (clique aqui), e segue também através do link direto ao seu conteúdo em PDF (clique aqui).

O livro Desafios da política educaional para o Ensino Mèdio e para a qualificação profissional no Brasil ( Clique aqui )  trata da temática ...