sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Amor & Capital - uma leitura para fazer no bicentenário do nascimento de Marx


Katharine Ninive
23 de fevereiro de 2018

Impressionante o livro Amor e Capital - a saga familiar de Karl Marx e a história de uma revolução. De longe a melhor biografia que já li, inclusive porque, em uma tacada só, a biógrafa Mary Gabriel nos brinda com a biografia de Karl Marx, sua esposa Jenny Marx, suas três filhas, Friederik Engels e outras pessoas que conviveram direta ou indiretamente com esta família.

Com o rigor metodológico de uma biografia, cuja também impressionante metodologia é descrita no livro, a escrita tem um tom romanceado, garantido sobretudo a partir dos trechos das cartas trocadas entre os personagens, que revelam os aspectos reais e duramente vividos por eles, além dos sentimentos com que lidaram com esses aspectos. A questão histórica, a bibliografia disponível aos personagens, as questões da geopolítica, nada fica sem ser tratado no livro.

Amor e Capital não poderia deixar de destacar a principal luta de toda a existência de Marx, Engels, da família Marx e de outros companheiros históricos: a luta pela emancipação da classe trabalhadora. Em função disto, questões como a Comuna de Paris e a Greve dos Estivadores do Porto de Londres contra o trabalho intermitente (este que volta a ser possível no Brasil através da Reforma Trabalhista), assim como a criação da Internacional Comunista, recebem grandes destaques na biografia.

George Bernard Show disse sobre Marx:

"Ele realizou a maior proeza literária que um homem pode almejar. Marx mudou a consciência do mundo"

Mas não o fez sozinho. Em Amor e Capital o que mais emociona é perceber o quanto Engels e a família Marx foram fundamentais para esta proeza!

Impossível deixar de ler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O livro Desafios da política educaional para o Ensino Mèdio e para a qualificação profissional no Brasil ( Clique aqui )  trata da temática ...