sexta-feira, 5 de maio de 2017

Seis livros de tempos diferentes para refletirmos sobre o nosso tempo!

05 de maio de 2017
Katharine Ninive Pinto Silva

Cada um desses livros vai lhe transportar para aspectos da realidade histórica que estamos vivendo nos dias atuais. Para alguns, o filme também é uma opção. Embora, mesmo assistindo o filme, recomendo a leitura anterior ou posterior do livro. 

1. O processo, e Franz Kafka


Este é um livro que, usando a linguagem própria do universo karkiano, aborda questões sobre o cotidiano da democracia burguesa, como o direito burguês, a burocracia, a polícia, a política e o drama psicológico de um bancário envolto em um processo que ele não tem a mínima ideia de qual a sua origem, nem qual será o desfecho. Ele muitas vezes se questiona se este processo de fato está existindo ou se é um pesadelo. Um livro muito interessante, com uma linguagem envolvente e surpreendentemente leve, diante do peso das questões que permeiam a narrativa. Como todo bom livro, gerou uma adaptação em filme. Mas nesse caso o livro é bem melhor!

2. Germinal, de Émile Zola



O autor, fundador do naturalismo literário, para escrever este livro, passou dois meses trabalhando e vivendo como mineiro na extração de carvão. No livro, Zola descreve, além do cotidiano dos mineiros, o princípio da organização política e sindical da classe operária, as primeiras greves, bem como as divisões já existentes entre marxistas e anarquistas. É um livro que vale a pena ler e depois assistir ao filme Germinal (parte 1 e parte 2), baseado na obra. Os dois são ótimos!

3. Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva



Nesse livro, o autor narra com uma linguagem ao mesmo tempo leve e profunda os desafios pessoais no processo de recuperação de um acidente que, como consequência, o deixou tetraplégico, ao mesmo tempo que narra um pouco do "desaparecimento" de seu pai, o deputado cassado e preso pela Ditadura Militar, Rubens Paiva, cujo paradeiro até hoje não foi totalmente esclarecido. Uma ótima leitura que também conta com um bom filme! Mas recomendo ler o livro primeiro!

4. Ainda estou aqui, de Marcelo Rubens Paiva


Neste livro, escrito 35 anos depois de Feliz Ano Velho, Marcelo Rubens Paiva narra questões relacionadas à sua vida e à de sua família, revelando questões sobre a prisão e assassinato de seu pai pela Ditadura Militar, detalhando o processo político que levou ao Golpe de 1964 e os desdobramentos do mesmo na vida política brasileira. Mas a narrativa principal gira em torno de sua mãe e de sua luta contra o Alzheimer e, sobretudo os encontros e desencontros da mulher forte e lutadora, da mãe mãe atenciosa que não consegue se ausentar totalmente, mesmo quando não lembra nem mesmo quem é. Um ótimo livro e de uma atualidade histórica inegável!

5. Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago



Uma epidemia de cegueira diferente, em que as pessoas, de repente, começam a enxergar tudo branco, atinge um país. As pessoas, no seu cotidiano, de repente, ficam cegas. O governo resolve intervir colocando as pessoas infectadas em quarentena para evitar que a epidemia se espalhe cada vez mais.  De acordo com o autor "este é um livro francamente terrível". Segundo o autor, tentou dizer no livro "que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso". Tão bom quanto o livro, é o filme. Vale a pena ler e assistir!

6. Ensaio sobre a Lucidez, de José Saramago



Uma continuidade da narrativa iniciada no Ensaio sobre a Cegueira, agora a narrativa de Saramago irá perpassar um processo de "apagão cívico/democrático" que inviabiliza as eleições por falta de eleitores. Imaginem o problema que isso não vai causar para os governantes, ainda não recuperados da epidemia de cegueira que tomou conta do país anteriormente e que, assim como veio, se foi! Uma ótima leitura!

Vamos contribuir para essa lista? Mande um comentário sugerindo outras leituras sobre as questões que afligem a humanidade e que envolvem poder, exploração do trabalho e as agruras e miséria humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O livro Desafios da política educaional para o Ensino Mèdio e para a qualificação profissional no Brasil ( Clique aqui )  trata da temática ...